domingo, 10 de agosto de 2014
Procrastinação: Como Impedir Que Esse Hábito Prejudique Seus Estudos
A palavra é complicada, mas em definição simples, procrastinar significa deixar para depois, adiar, postergar. Um estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que o famoso “deixar para depois” é um hábito herdado geneticamente e incorporado ao DNA humano ao longo de milhões de anos. Os pesquisadores identificaram que o mesmo gene é responsável por definir procrastinação ou impulsividade.
Os principais fatores que levam a pessoa à procrastinar são: falta de tempo, medo, fazer outra atividade, falta de energia e preguiça. As consequências desse hábito geram ansiedade, culpa, insegurança, baixa autoestima e até mesmo depressão. “O grande problema é quando o adiamento prejudica a carreira, o trabalho ou os relacionamentos”, afirma o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, de São Paulo.
Adiar alguma atividade não depende diretamente do teor ou importância da ação a ser realizada, já que a prática pode ser aplicada desde tarefas banais até compromissos importantes. Segundo André Gellis, diretor do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o medo do fracasso é o que mais impulsiona a procrastinação. “Os procrastinadores sentem prazer em deixar tudo para o último momento. Apesar da ansiedade, do mal-estar e da culpa associada, obtém-se uma satisfação inexplicável por essa atitude”, afirma.
Portanto, em sua preparação para concursos, procure cumprir todos os horários e atividades com disciplina, estabeleça prioridades, saiba renunciar atividades que irão atrasar suas metas, exercite sua autoestima e mantenha-se confiante. Fuja da procrastinação e siga aquele velho conselho: “Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje”. A conquista do seu objetivo deve ser maior do que qualquer obstáculo.
Com informações de: Exame.com e Revista Viva Saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário