Sabemos que a maratona de estudo para concursos públicos não é nada fácil. O sono bate, o cansaço também, e muitas vezes, é quase impossível manter os olhos abertos e a concentração nos estudos. Quem concilia os estudos com outras atividades como trabalho, faculdade, casa, filhos e etc, então, sabe bem o que é isso.
Pensando nisso trouxemos para você algumas dicas simples para espantar o sono na hora do estudo e melhor, não prejudicam a sua saúde, confira:
Mastigue chiclete: é isso mesmo! “O chiclete estimula o nervo trigêmeo, que fica na região do maxilar. Esse nervo tem ligação com áreas do cérebro responsáveis por mantê-lo acordado. Além disso, enquanto você mastiga, manda para o cérebro a informação de que está se alimentando e ele mantém o seu corpo alerta para terminar essa suposta refeição”. É o que diz o neurologista da Universidade Federal de São Paulo, em reportagem para a revista Boa Forma. Mas atenção, o especialista alerta que “artifícios como esse funcionam por um tempo. Se você ficar muitas horas acordado, o sono vem.”
Luz: abra portas, janelas, tudo o que pode trazer mais luz para o ambiente. A claridade estimula o núcleo supraquiasmático do organismo e o deixa alerta. Uma leve brisa também ajuda a terminar de acordar.
Barulho: pode parecer contraditório, mas há muitas pessoas que conseguem e gostam de estudar com algum tipo de som, como música ou a TV ligada. O bom disso é que o som ajuda a despertar. Entretanto, se você se concentra melhor no silêncio total, siga as outras dicas.
Horário: se você puder optar, evite estudar depois das refeições, principalmente por volta das 14hs. Nesse horário, o metabolismo do nosso organismo está mais lento, a temperatura do corpo cai e a sonolência é maior.
Esfriar o sangue: aquele velho truque de jogar água gelada na nuca e ao redor das carótidas (artérias na região anterior do pescoço) ajudam e muito. O frio vai contrair os vasos sanguíneo forçando o coração a fazer mais esforço para bombear o sangue. Isso aumenta a freqüência cardíaca e deixa o corpo mais desperto.
Polichinelos: faça uma pausa nos estudos e faça polichinelos. Uns 20 já ajudam a despertar. Os exercícios aeróbicos proporcionam descargas de adrenalina e hormônios que aumentam a freqüência cardíaca e acordam o corpo cansado.
Sabedoria oriental: ninguém melhor que eles para nos ensinar a manter a disciplina e a concentração. Há 3 técnicas fáceis para ajudar a manter os olhos bem abertos: a) Pressione o indicador entre o lábio e o nariz. b) Apertar o polegar na borda dos punhos, na linha do dedinho. c) Massageie o espaço entre as sobrancelhas.
Hortelã: cheire um raminho de hortelã ou até mesmo um lencinho com gotas de essência de hortelã ou eucalipto. Aromas herbáceos, como menta e eucalipto, oxigenam o cérebro e animam neurotransmissores.
Cafeína: para quem gosta de um cafezinho, ele também é uma boa pedida. A cafeína é um estimulante que inibe a adenosina, substância que dá a sensação de sonolência. Mas cuidado com o exagero!
Faça uma visita ao You Tube: faça uma pausa no estudos e procure alguns vídeos engraçados. Umas boas gargalhadas vão te deixar mais alerta e mais disposto para continuar estudando.
Gostou?!
Garanto que agora temos muito mais armas para usarmos na guerra contra aquele sono matreiro que insiste em nos desviar de nossa caminhada, não é?!
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário