“Metas são sonhos com prazos definidos”. Dana Scharf-Hunt
Muitas pessoas sentem como se estivessem à deriva no mundo. Elas trabalham duro, mas parecem não chegar a lugar nenhum. Uma das principais razões para que se sintam dessa forma é que eles não passaram tempo suficiente pensando o que querem da vida, e não fixaram metas formais. Afinal, você se prepararia para uma grande viagem sem nenhuma ideia real de seu destino? Provavelmente não!
Fixação de metas é um processo poderoso para pensar sobre seu futuro ideal, e para motivar-se para transformar a sua visão desse futuro em realidade.
O processo de estabelecimento de metas ajuda você a escolher onde você quer chegar. Ao saber exatamente o que você quer conseguir, você sabe onde você tem que concentrar seus esforços. Você também vai detectar rapidamente as distrações que podem, facilmente, o enganar.
Por que definir metas?
Estabelecimento de metas é usado por atletas de alto nível, empresários bem sucedidos e empreendedores em todos os campos. Estabelecimento de metas dá-lhe visão de longo prazo e de curto prazo. Centra a sua aquisição de conhecimentos e ajuda a organizar seu tempo e seus recursos para que você possa tirar o máximo partido da vida.
Determinando, objetivos claramente definidos, você pode medir e orgulhar-se na realização daqueles objetivos, e você verá progredir o que poderia previamente ter parecido um caminho longo inútil. Você também vai aumentar sua autoconfiança, como reconhecendo sua própria capacidade e competência na realização dos objetivos que você definiu.
Dê partida para definir metas pessoais
Você define suas metas em níveis:
· Primeiro você cria a sua “grande visão” do que você quer fazer com sua vida (ou, digamos, nos próximos 10 anos), e identifica os objetivos em grande escala que pretende alcançar;
· Então, você subdivide esses padrões em os alvos menores e menores que você deverá bater para alcançar seus objetivos;
· Finalmente, depois de ter seu plano, você começa a trabalhar nele para alcançar as metas estabelecidas.
É por isso que começamos o processo de definição de metas, olhando para os objetivos. Então, trabalhamos para as coisas que podemos fazer, digamos, nos próximos cinco anos, ou então, ano que vem, mês que vem, na próxima semana, até hoje, para começar já a nos mover em direção a eles.
Passo 1: Definindo Metas
O primeiro passo no estabelecimento de metas pessoais é considerar o que você deseja alcançar em sua vida (ou pelo menos, em um tempo significativo no futuro).
O estabelecimento de metas de vida lhe dá a perspectiva global que molda todos os outros aspectos da sua tomada de decisão.
Para dar uma cobertura ampla e equilibrada de todas as áreas importantes em sua vida, tentar estabelecer metas em algumas das seguintes categorias (ou em outras categorias próprias que são importantes para você):
· Carreira – Qual o nível que você deseja alcançar em sua carreira, ou o que você quer alcançar?
· Financeiro – Quanto você querganhar , por que quanto tempo? Como isso está relacionado com seus objetivos de carreira?
· Educação – Existe algum conhecimento que você deseja adquirir, em particular? Que informações e habilidades você precisa ter para alcançar outros objetivos?
· Famíliar – Você quer ser um pai? Se sim, como você vai ser um bom pai? Como você quer ser visto por um parceiro ou por membros de sua família?
· Artística - O que você deseja alcançar em objetivos artísticos?
· Atitude – Há qualquer parte do seu modo de pensar prendendo você? Existe alguma etapa do caminho que seu comportamento lhe perturba? (Se sim, definir uma meta para melhorar o seu comportamento ou encontrar uma solução para o problema.)
· Física – Existe algum objetivo físico que você deseja alcançar, ou você quer uma boa saúde na velhice? Quais os passos que você vai fazer para conseguir isso?
· Prazer – Como você quer se divertir? Você deve garantir que alguns momentos de sua vida são para você!
· Serviço público – Você quer fazer do mundo um lugar melhor? Caso afirmativo, como?
· Financeiro – Quanto você quer
· Educação – Existe algum conhecimento que você deseja adquirir, em particular? Que informações e habilidades você precisa ter para alcançar outros objetivos?
· Famíliar – Você quer ser um pai? Se sim, como você vai ser um bom pai? Como você quer ser visto por um parceiro ou por membros de sua família?
· Artística - O que você deseja alcançar em objetivos artísticos?
· Atitude – Há qualquer parte do seu modo de pensar prendendo você? Existe alguma etapa do caminho que seu comportamento lhe perturba? (Se sim, definir uma meta para melhorar o seu comportamento ou encontrar uma solução para o problema.)
· Física – Existe algum objetivo físico que você deseja alcançar, ou você quer uma boa saúde na velhice? Quais os passos que você vai fazer para conseguir isso?
· Prazer – Como você quer se divertir? Você deve garantir que alguns momentos de sua vida são para você!
· Serviço público – Você quer fazer do mundo um lugar melhor? Caso afirmativo, como?
Passe algum tempo refletindo estas questões, e em seguida, selecione uma ou mais metas em cada categoria que melhor refletem o que você quer fazer. Depois, considere cortar novamente para que você tenha um pequeno número de pontos realmente significativos nos quais, você pode se concentrar.
Ao fazer isso, certifique-se que os objetivos que você definiu são aqueles que você realmente deseja alcançar, e não aquelas que os seus pais, familiares ou empregadores podem querer. Se você tem um parceiro (a), você provavelmente vai querer considerar o que ele ou ela quer – no entanto, certifique-se de também permanecer fiel a si mesmo!
Passo 2: Definir metas menores
Depois de ter definido os seus objetivos de vida, definir um plano de metas menores para cada cinco anos, que você precisa para concluir se quiser alcançar seu plano de vida.
Em seguida, crie um plano de um ano, plano para seis meses e um plano de um mês de metas progressivamente menores. Cada um destes deve ter como base o plano anterior.
Em seguida, crie um diário fazendo uma listagem de coisas que você deve fazer hoje para trabalhar para seus objetivos.
Numa fase inicial, seus objetivos menores poderiam ser os de ler livros e reunir informações sobre a realização de seus objetivos de nível superior. Isso irá ajudá-lo a melhorar a qualidade e realismo do seu estabelecimento de metas.
Finalmente reveja seus planos, e certifique-se que eles se encaixam na maneira pela qual você quer viver sua vida.
Ficar no Rumo
Assim que tiver decidido o seu primeiro conjunto de metas, mantenha o processo em andamento, revendo e atualizando sua listagem periodicamente.
Reveja também periodicamente os planos de longo prazo, e adéque-os para refletir sua mudança de prioridades e experiências. Uma boa maneira de fazer isto é agendar revisões regulares como uma planilha em um computador.
Por exemplo, em vez de ter “Navegar ao redor do mundo” como um objetivo, é mais poderoso dizer “Ter completado minha viagem ao redor do mundo até 31 de dezembro de 2015.” Obviamente, isso só será possível se um monte de preparação for concluído com antecedência!
Dicas de configuração de metas
As seguintes diretrizes gerais vão ajudar você a definir metas eficazes e alcançáveis:
- · Estabelecer cada meta como uma declaração positiva – Expresse seus objetivos de forma positiva – “Execute esta técnica bem” é uma meta muito melhor do que
- Não cometa este erro estúpido”
- · Ser mais preciso: Definir metas precisas, colocando em datas, horários e valores de modo que você pode mensurar a realização. Se você fizer isso, você saberá exatamente quando você tiver alcançado o objetivo, e pode ter completa satisfação de tê-lo alcançado.
- · Prioridades definidas – Quando você tem vários objetivos, dê a cada uma sua prioridade. Isso ajuda você a evitar o sentimento oprimido por ter muitos objetivos, e ajuda a direcionar sua atenção para as mais importantes.
- · Escreva as metas estabelecidas – Isto as cristaliza e dá-lhes mais força.
- · Manter metas operacionais pequenas – Manter as metas dos níveis menores como pequenas e realizáveis. Se um objetivo é muito grande, então pode parecer que você não está fazendo progressos nesse sentido. Mantendo pequenas metas e incrementá-las dá mais oportunidades de recompensa.
- · Definir metas de desempenho, e não as metas de resultado – Você deve ter o cuidado de definir metas sobre as quais você tem controle, tanto quanto possível. Pode ser bastante desanimador não conseguir atingir um objetivo pessoal, por razões além de seu controle!
- · Nos negócios, essas razões podem ser ambientes de negócios ruins ou efeitos inesperados da política governamental. No esporte, eles podem incluir erros de julgamento, o mau tempo, lesão, ou simplesmente má sorte.
- · Se você basear seus objetivos no desempenho pessoal, então você pode manter o controle sobre a realização de seus objetivos, e ter satisfação com eles sejam quais forem as adversidades que possam surgir.
- · Estabeleça metas realistas – É importante definir metas que você pode conseguir. Todos os tipos de pessoas, por exemplo, os empregadores, os pais ou a média da sociedade, podem definir metas irrealistas para você. Muitas vezes eles vão fazer isso na ignorância de seus próprios desejos e ambições, baseando-se em si mesmos.
- · Também é possível definir metas que são muito difíceis porque você não pode determinar o tanto dos obstáculos no caminho, ou entender completamente o quanto de habilidade você precisa desenvolver para alcançar um determinado nível de desempenho.
Quando você tiver alcançado um objetivo, tenha tempo para desfrutar da satisfação de ter feito isso. Absorva as implicações da realização do objetivo, e observe o progresso que você fez para outros objetivos.
Se o objetivo era significativo, se recompense de forma adequada. Tudo isso ajuda a construir a autoconfiança que você merece.
Com a experiência de ter atingido este objetivo, reveja o restante de suas metas
· Se você alcançou o objetivo com muita facilidade, faça a sua próxima meta mais difícil.
· Se o objetivo foi desanimador por levar muito tempo para alcançar, fazer a próxima meta um pouco mais fácil.
· Se você aprendeu algo que irá levá-lo a mudar outras metas, faça-o.
· Se você notou um déficit em suas habilidades apesar de alcançar a meta, decida-se a estabelecer metas para resolver isso.
Lembre-se que cumprir as metas não é tudo, contanto que você aprenda com a experiência. Lições aprendidas realimentam sua definição de objetivos. Lembre-se também que seus objetivos vão mudar conforme o tempo passa. Ajuste-os regularmente para refletir o crescimento do seu conhecimento e experiência, e se as metas não detêm qualquer atração por mais tempo, considere dispensá-las.
· Se o objetivo foi desanimador por levar muito tempo para alcançar, fazer a próxima meta um pouco mais fácil.
· Se você aprendeu algo que irá levá-lo a mudar outras metas, faça-o.
· Se você notou um déficit em suas habilidades apesar de alcançar a meta, decida-se a estabelecer metas para resolver isso.
Lembre-se que cumprir as metas não é tudo, contanto que você aprenda com a experiência. Lições aprendidas realimentam sua definição de objetivos. Lembre-se também que seus objetivos vão mudar conforme o tempo passa. Ajuste-os regularmente para refletir o crescimento do seu conhecimento e experiência, e se as metas não detêm qualquer atração por mais tempo, considere dispensá-las.
Exemplo de configuração do objetivo
Para sua Resolução de Ano Novo, Susana decidiu pensar sobre o que ela realmente quer fazer com sua vida.
As metas de sua vida são as seguintes:
· Carreira – “Ser Analista Judiciário do Tribunal de Justiça”.
· Prazer – “Viajar para Paris”
· Física – “Correr 10 “km por dia”.
Agora que Susana tem listados os objetivos de sua vida, então ela quebra cada um deles em menores objetivos mais manejáveis.
· Prazer – “Viajar para Paris”
· Física – “Correr 10 “km por dia”.
Agora que Susana tem listados os objetivos de sua vida, então ela quebra cada um deles em menores objetivos mais manejáveis.
Vamos dar uma olhada em como ela poderia quebrar seu objetivo de carreira vida – tornar-se analista do Tribunal de Justiça:
· Cinco anos: objetivo “Fazer Curso superior em Direito.” “Abrir uma Poupança para Viagem”; Fazer avaliação Física e começar a caminhar”
· Um ano-meta: “Estudar para concurso Público do Tribunal de Justiça. “Fazer depósitos de maior valor na poupança”; Correr 5 km todos os dias;
· Seis meses objetivo: “Prestar concurso público e ser aprovado.” Fazer programação detalhada da viagem, hospedagem, parte aérea, etc; Correr 8km todos os dias
· Um mês-objetivo: “Tomar posse do cargo no Tribunal de Justiça.” Arrumar Enxoval para viagem; Correr os 10 km todos os dias!
· Objetivo de uma semana: ”Partir em viagem para Paris e desfrutar do passeio antes de iniciar o trabalho no tribunal”
· Um ano-meta: “Estudar para concurso Público do Tribunal de Justiça. “Fazer depósitos de maior valor na poupança”; Correr 5 km todos os dias;
· Seis meses objetivo: “Prestar concurso público e ser aprovado.” Fazer programação detalhada da viagem, hospedagem, parte aérea, etc; Correr 8km todos os dias
· Um mês-objetivo: “Tomar posse do cargo no Tribunal de Justiça.” Arrumar Enxoval para viagem; Correr os 10 km todos os dias!
· Objetivo de uma semana: ”Partir em viagem para Paris e desfrutar do passeio antes de iniciar o trabalho no tribunal”
E assim, vai quebrando as metas em detalhes, e cumprindo cada etapa, recompensando-se e partindo para a seguinte.
Como você pode ver a partir deste exemplo, quebrando objetivos grandes em menores, as metas mais fáceis de gerenciar torna muito mais fácil para ver a meta final cumprida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário